Prémios PME 2012 - Lisboa
 


 
António Cunha
 
Reitor, Universidade do Minho
 
É licenciado em Engenharia de Produção pela Universidade do Minho (UMinho). É doutorado em Ciência e Engenharia de Polímeros e foi nomeado Professor catedrático do DEP.
Foi membro da Assembleia para a Elaboração dos Estatutos da Universidade do Minho, Membro da Assembleia de Representantes e do Senado Universitário, Director do departamento de engenharia de polímeros, Presidente da Escola de Engenharia e Membro do Senado da Universidade do Minho. Foi também eleito membro do Conselho Geral da Universdiade. Foi Administrador do PIEP - Inovação em Engenhara de Polímeros, do CEIIA - Centro de Excelência e Inovação da Indústria Automóvel e da INTELI. Integra os Conselhos Consultivos da COTEC - Portugal e da AEP.



Carlos Teixeira

Presidente, Associação Comercial e Industrial de Guimarães
 

É Licenciado em Engenharia Química, pela FEUP e Mestre em Ciências de Consumo Alimentar. Foi Director da Qualidade na NESTLÈ, Director Industrial na TMG (Têxtil Manuel Gonçalves) e Director Geral na Empresa de Calçado Campeão Português. É, actualmente, Consultor Sénior de Empresas Alimentares, Gerente da CJT CONSULTING, Administrador da FORVISÃO, Docente Convidado do Ensino Superior na área da Eng.ª Alimentar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Presidente da Direcção da ACIG.



César Machado

Vereador, Câmara Municipal de Guimarães

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, Advogado de profissão, desde 1987. Vem desempenhando vários cargos em Instituições da mais variada natureza designadamente na Ordem dos Advogados, “Muralha, Associação Para a Defesa do Património”, Cineclube de Guimarães, Cooperativa Editorial “O Povo de Guimarães”, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, Vitória Sport Clube, Associação de Apoio à Criança. Muvipar, S.A., Avepark, Parque de Ciência e Tecnologia, Quadrilátero, Associação de Municípios de Fins Específicos, etc…
Deputado à assembleia Municipal de Guimarães pelo Partido Socialista entre 2001 e 2005. Vereador, em exclusivo de funções, na Câmara Municipal de Guimarães desde 2005. Membro da comissão política concelhia de Guimarães e distrital de Braga do Partido Socialista.



Fortunato Frederico

Presidente, APICCAPS
 

Fundou, em 1975, a APICCAPS - Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos, que dirige actualmente. A APICCAPS representa  inúmeras empresas do sector de calçado, que conjuntamente apresentam um volume anual de negócios de cerca de 60 milhões de euros, a maioria dos quais gerada nos mercados externos, para onde exporta cerca de 98% da sua produção. Esta Associação emprega cerca de 600 trabalhadores.



Frederico Ferreira

CEO, Exva Technologies
 
Frederico Ferreira, CEO da EXVA, licenciado em Economia pela Universidade do Minho em 2001. Iniciou a sua actividade profissional na AEBA - Associação Empresarial do Baixo Ave onde desempenhou funções de Coordenação na Área de Empresas e Projectos. Geriu projectos de consultoria e formação profissional apoiados pela União Europeia. Foi consultor e formador em várias empresas da região nas áreas de Gestão e de Marketing. Em 2004 criou uma pequena empresa têxtil onde, ainda, desempenha funções de gestão. Frequentou e completou uma especialização em Gestão de Empresas de Moda no CITEX.É sócio fundador da EXVA Technologies (criada em 2008), empresa de I&D na área de análise de video e processamento de imagem.


Henrique Ferreira

CEO, B-Simple*


João Paulo Maia Dionísio

Director Comercial, Direcção de Empresas Norte, CGD


Jorge Dias

Presidente, Guimasete


Jorge Rocha

Director Geral, Petrotec Inovação e Indústria


Miguel Carvalho

Sócio Fundador, Weadapt
 

Empreendedor, Fundador e CTO na WeAdapt Lda, Cientista, Pesquisador e Professor de engenharia têxtil na Universidade do Minho. Lidera uma equipa diversificada de Professores, Estudantes, Designers e Engenheiros nas áreas de Educação, pesquisa e desenvolvimento.



Pedro Cílinio

Director, Gestão de Incentivos e Créditos, IAPMEI
 
Licenciado em Engenharia e Gestão Industrial pelo Instituto Superior Técnico. Iniciou o seu percurso profissional numa empresa industrial de ferramentas de corte tendo ingressado no Instituto de Apoio às Pequenas em Médias Empresas e ao Investimento (actual Inovação) em 1997. Desempenhou várias funções na estrutura do IAPMEI, desde técnico de análise de projectos até Coordenador de Equipa. Em 2004 fui designado para Instituto de Comércio Externo de Portugal onde desempenhou funções de director da Unidade de Incentivos Financeiros até 2005. Em 2006 regressou ao IAPMEI onde desempenhou sucessivamente funções de Director das áreas responsáveis pelos apoios e incentivos às empresas as quais mantem actualmente. Desde 2004 tem vindo a desempenhar funções nos Orgãos Sociais de diversas entidades participadas pelo IAPMEI, nomeadamente PME Capital, Cedintec e Centro Tecnológico da Cortiça.