Prémios PME 2012 - Lisboa
 



Carlos Alberto Sequeira
 
Reitor, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Licenciado em Engenharia Agronómica, pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA), iniciaou funções docentes no antigo Instituto Politécnico de Vila Real. O seu percurso académico está também marcado pelo mestrado em Ciência da Nutrição Animal nos Estados Unidos, e pelo doutoramento em Engenharia Zootécnica na UTAD, com uma tese sobre o “Efeito da Adição de Sais Sódicos ao Rúmen na Utilização Digestiva da Fibra”. Nesta mesma universidade fez a agregação em Ciências Agrárias – Zootecnia em 1992, passando a professor catedrático no ano seguinte. Desde então, tem sido responsável científico de importantes projectos de investigação e autor e co-autor de várias dezenas de publicações científicas e técnicas nacionais e internacionais, especialmente na área da Nutrição Animal. É actualmente Reitor da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro.



Domingos José Monteiro Madeira Pinto

Vice-Presidente, Câmara Municipal de Vila Real

Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, foi professor na área de educação convencional, Ocupou diversos cargos de relevo, entro outros, o  de Presidente da Associação Comercial Industrial de Vila Real, Presidente da Comissão Delegado do Desporto do Eixo Atlântico, Vice – Presidente da ANJE. Vereador da Câmara Municipal de Vila Real a partir de 2002 tendo assumido a responsabilidade da Vice – Presidência em 2007, com os pelouros dos quais se destacam,  Desporto e Tempos Livres, Juventude, Animação e Turismo, Desenvolvimento Económico  é  Presidente  do Conselho de Administração da MERVAL.


Fernando Amaral

Presidente, Alidata

Em 2011 adquiriu 100% da Alidata, que tem sede em Leiria e é líder de mercado em Portugal nas áreas de Produção, Manutenção e Gestão de Oficinas, com práticas de Outsourcing de Sistemas e Tecnologia, bem como Consultoria e Implementação de ERP (Enterprise Resourcing Planning) próprio. Possui experiência de cerca de 15 anos em Consultoria, com especial destaque para os sectores Financeiro, Administração Pública, Indústria Transformadora, Distribuição, Serviços e Construção. Nestas áreas tem desenvolvido os mais variados temas, incluindo a definição e implementação, redesenho de processos e desenho organizacional.Trabalhou na Capgemini Portugal entre 1996 e 2010, onde liderou diversos projectos, incluindo em Angola e Moçambique, designadamente no sector financeiro, onde se destaca a colaboração com o Banco Sol e BESA, entre outros. Participou do Internacional Work Council na Finlandia, Noruega, Suécia, Holanda, França, Inglaterra, Espanha e Alemanha.Possui Pós Graduação Management Tools for Consultants pela Universidade Católica.Frequentou o cursoTechnology Services - Push Sales na Capgemini Ernst & Young University.Possui frequência do Curso Direito na Universidade Internacional.



José Bulas Cruz

Presidente, Escola de Ciência e Tecnologias da UTAD

Licenciado em Engenharia Electrotécnica, Doutorado pela Universidade de Bristol no Reino Unido e com uma agreagação à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. É, na UTAD, Vice-Reitor para a Tecnologia e Inovação, Professor Catedrático, regente das disciplinas da área de Processamento Digital de Imagem e Visão por Computador, Coordenador da Licenciatura em Engenharia Electrotécnica, Coordenador do Departamento de Engenharias, Coordenador do Centro de Informática da UTAD e Director do Mestrado em Tecnologias das Engenharias.


 




José Vital Morgado 
 
Administrador Executivo, AICEP
 
José Vital Morgado é licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, tendo ingressado no ICEP em 1987, onde foi director, em Portugal, e delegado em Nova Iorque e em Madrid, sendo vogal executivo da administração da AICEP desde a sua criação em Julho de 2007. O seu percurso profissional fez-se também em empresas do sector da construção como a Corul – Construções Urbanas, Lda., a Ilídio Monteiro Construções, Lda., e a Sogel – Sociedade Geral de Empreitadas, Lda. Tem actualmente a seu cargo os pelouros do INOV Contacto, dos Recursos Humanos, do Património, Logística e Compras, e dos Sistemas e Tecnologias de Informação..



Fernando Rodrigues Dias Ferreira

Presidente do Conselho de Administração, Grupo Manuel Serra SA.

Fernando Rodrigues Dias Ferreira é Presidente do Conselho de Administração do Grupo Manuel Serra SA.
Tendo iniciado o seu percurso profissional na empresa de seu pai, está desde aí ligado à produção e comercialização de azeite. Na década de 80, adquiriu as empresas Cidacel, Comercio e Industria de Azeites Central Lousanense, S.A. e a Manuel Serra SA, a que preside desde então. Nos anos 90, consequência de uma estratégia orientada para a internacionalização, expande os négocios para o Brasil, sendo ainda este mercado o principal destino das suas exportações de azeite. Na sequencia desse investimento na internacionalização, hoje o Grupo Manuel Serra exporta para mercados tão distantes e importantes como a França, a Rússia, a India, o Canadá e os Estados Unidos
É ainda Director, há mais de duas décadas, da “ Casa do Azeite, Associação de Azeite de Portugal ”, onde também já desempenhou as funções de Presidente da Assembleia Geral.



Luís Tão

Presidente da Direcção, NERVIR

Luís Tão, é licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tendo-se tornado empresário em Dezembro de 1999 sendo actualmente sócio-gerente da empresa GASVAL, Lda. Actualmente é Presidente da NERVIR – Associação Empresarial (Vila Real) tendo a sua ligação a esta Associação iniciado há 9 anos atrás como vogal da Direcção, culminando com a tomada de posse como Presidente em Junho de 2011.




Manuel Machado
 
Sócio, Enermeter



Rui Jorge Pinto Dias

Administrador, Zona Agro, Lda.
 

Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com pós-graduação em economia das organizações pela mesma universidade. Foi Fundador da Zona Agro, Lda, onde mantem as funções de administração. Foi Consultor em varias empresas na área agrícola, com especial enfase na Olivicultura. Consultor na horwathparsus, para assuntos da área de gestão e investimento agrícola em Portugal e Palops.Foi Fundador da Zona Forma – Formação e Serviços, Lda. É presidente da direcção da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça e Vice-presidente da NervirAssociação Empresarial, em Vila Real.




Teresa Barroso

Sócia fundadora, IDV

Médica Veterinária, pós-graduada em Genética Molecular e com extenso currículo em Investigação Científica. Atualmente, a finalizar o doutoramento em Ciências da Saúde, na área da Nanomedicina (numa parceria entre a UMinho e o INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory). Sócia fundadora da IDV, empresa de base tecnológica que presta serviços laboratoriais e de consultoria veterinária e que faz agora uma forte aposta na área da I&D.