Prémios PME 2012 - Lisboa
 



 
Álvaro Santos Pereira
 
Ministro da Economia e do Emprego
 
Licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra, doutorou-se em Economia pela Universidade Simon Fraser, em Vancouver, Canadá, onde leccionava Desenvolvimento Económico e Política Económica, tendo igualmente sido professor visitante na Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá.Anteriormente, leccionou no departamento de Economia da Universidade da Colúmbia Britânica entre 2000 e 2004, e foi docente de Economia Europeia e Desenvolvimento Económico no departamento de Economia da Universidade de Iorque, no Reino Unido, entre 2004 e 2007.É autor de vários livros, como «Portugal na Hora da Verdade», «O Medo do Insucesso Nacional», «Os Mitos da Economia Portuguesa» e «Diário de um Deus Criacionista», tendo sido colunista de vários órgãos de comunicação social como o Diário de Notícias, jornal Público, Diário Económico, Expresso, revista Exame e Jornal de Notícias, é autor do blogue «Desmitos» e colaborador do blogue «The Portuguese Economy».


Francisco Santos Silva
 
Director Central da Direcção de Empresas Sul, Caixa Geral de Depósitos
 
Francisco Santos Silva é actualmente Director Central da Direcção de Empresas Sul da Caixa Geral de Depósitos, foi igualmente na Caixa Geral de Depósitos Director Comercial da Direcção de Empresas Sul, Director da Rede de Agências e Gabinetes de Empresas e também Inspector da Direcção de Auditoria Interna. Tem uma Licenciatura em gestão Bancária e uma Pós Graduação em Gestão de Instituições Financeiras.



João M. Barbosa
 
Fundador, Sociedade Agrícola João Teodósio Matos Barbosa

João Barbosa é actualmente fundador e produtor da sociedade agrícola João Teodósio Matos Barbosa que conta já com uma forte presença internacional. Foi director de exportação da empresa Nobre, director-geral das caves D. Teodósio. Foi também director geral da IVQ e ingressou na direcção comercial da Sicasal.
Teve experiências profissionais internacionais, nomeadamente, na Alemanha.
 
Tem o curso de Marketing Management e de Finanças.




Luís Filipe Costa


Presidente, IAPMEI
 
Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia, na área de Política Monetária e Relações Económicas Internacionais. Membro do Conselho Estratégico da SOFID, desde 13 de Maio de 2010. É actualmente Presidente do Conselho Directivo do IAPMEI, sendo representante do IAPMEI no Conselho Geral do FINOVA - Fundo de Apoio ao Financiamento à Inovação. Antes, desempenhou funções de Vogal do Conselho Directivo do IAPMEI, tendo sido responsável pela implementação dos projectos “InovJovem”, “Empresa na Hora” e “Plataforma Inovar”. A sua actividade profissional anterior esteve sempre ligada ao sector financeiro e empresarial. Foi Administrador da PME Investimentos e da Inovcapital e exerceu cargos dirigentes na Partinvest Imobiliária SGPS SA, na Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário SA e na SGF - Sociedade Gestora de Fundos de Pensões SA., bem como no sector industrial (Covina e Soporcel). Tem igualmente longa experiência no sector bancário, em instituições como o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria e  Credit Lyonnais Portugal SA.


 
Paulo Barradas Rebelo

Presidente, Conselho de Administração e Director-Geral da Bluepharma

Presidente do Conselho de Administração e Director-Geral da BluepharmaPaulo Barradas Rebelo é actualmente Presidente do Conselho de Administração e Director-Geral da Bluepharma Indústria Farmacêutica e da Bluepharma Genéricos, para além de gerir um grupo de empresas. É igualmente membro do Conselho de Administração da Luzitin, S.A. e sócio-gerente da A2B.

Assumiu posições de destaque em vários organismos que operam na área farmacêutica, nomeadamente na Associação Nacional de Farmácias e na Ordem dos Farmacêuticos. Foi Director Técnico e Proprietário de Farmácias na Região Centro do País durante 10 anos e Presidente da Direcção da cooperativa Farbeira. Liderou um grupo de profissionais que formou a Bluepharma Indústria Farmacêutica SA, tendo-se destacado pelo papel no desenho da estratégia do processo de turn-around da empresa.

Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra e Pós-Graduado em Gestão Farmacêutica pela Universidade Católica.




Ricardo Gonçalves


Presidente, Câmara Municipal de Santarém

Ricardo Gonçalves é actualmente Presidente da Câmara Municipal de Santarém. Foi Vereador da Câmara Municipal Santarém e Presidente da Junta de Freguesia de Azóia de Baixo.

É Licenciado em Economia e possui uma Pós-graduação em Direito das Autarquias Locais



 
Salomé Rafael
 
Presidente de Direcção, Nersant
 
Salomé Rafael é actualmente Presidente da Direcção da Nersant, Presidente da União das Associações Empresariais de Lisboa e Vale do Tejo, Presidente do Conselho de Administração da Nerventure, Sócia-gerente da empresa Convergência, Presidente da Direcção da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa, Presidente da Direcção da Escola Profissional de Coruche, Presidente do Conselho de Administração da EPVT – SA  Santarém, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Valleypark – Parque de Negócios, Vice-Presidente da Direcção do TaggusValley  - Associação para o desenvolvimento do Tecnopolo, Gerente do Parque Almourol, Promoção e Desenvolvimento Turístico, Administradora da IDERSANT – Instituto de Desenvolvimento empresarial da região de Santarém, Presidente da Mesa da Assembleia Geral  Nersant Seguros e Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Tomar. Ganhou o prémio Galardão de Mulher Empresária do Ano, o Prémio de Doutoramento Honoris Causa no Brasil e Prémio de Qualidade e Excelência Educativa na Argentina.