Prémios PME 2012 - Lisboa
 



Alberto Castro

Professor da Universidade Católica do Porto  e Economista

Nasceu em Braga em 1952. Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Doutorado pela Universidade da Carolina do Sul. As suas áreas de especialização são economia industrial, economia e estratégia empresarial e internacionalização. 
Professor na Faculdade de Economia e Gestão da UCP, onde dirige o Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada. Vice-presidente do Conselho Geral e de Supervisão da EDP.Presidente dos Conselhos Fiscais da Mota-Engil e Unicer. Membro do Investment Committee da Portuguese Venture Capital Initiative do Fundo Europeu de Investimento. Provedor do Cliente do Porto de Leixões. Membro do Conselho Geral da Associação Empresarial de Portugal, da Direcção da Associação Comercial do Porto, do Conselho Editorial da Babel Editores e do Conselho Consultivo do INE. Vice-Presidente da Associação para o Museu dos Transportes. Integra o júri do “Investor and Governance Relations Awards”. Presidente da Comissão Justiça e Paz da Diocese do Porto. 




David Lima Rebelo

Administrador, Gesfinu


Mário Ferreira
 
Administrador, Douro Azul
 
Começou a trabalhar aos catorze anos em Inglaterra, em campos de férias. Aos 18 anos, é contratado para gerir um restaurante na capital britânica. Um dos clientes, administrador da 
Cunard, desafia-o a aceitar um cargo a bordo de um dos seus navios. Um ano depois, era gerente do night-club a bordo. Aos 25 anos, regressa a Portugal e abre o restaurante Avó Miquinhas. Em 1993, criou a "Ferreira & Rayford", e em 1996 a DOURO AZUL, líder nos cruzeiros fluviais em Portugal. É responsável, anualmente, pela circulação e estadia de cerca de 100 mil turistas na região. Em 2002, criou a Helitours Douro. Criou a primeira empresa de Turismo Espacial em Portugal, a “CAMINHO DAS ESTRELAS – Turismo Espacial, S.A.”, que comercializa desde voos orbitais a experiências de gravidade zero. Foi nomeado Representante do Ministério da Economia na Comissão Regional da Região de Turismo da Serra do Marão, em 2002. É Cônsul Honorário da República da Estónia, no Porto, desde 2003. Foi condecorado pelo Presidente da República Portuguesa com o Título de Comendador da Ordem de Mérito, em 2003, e com o Título de Comendador da Ordem de Mérito Agrícola, Comercial e Industrial (Classe de Mérito Comercial), em 2005. Em 2007, foi nomeado membro Honorário da ADESG (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) no Brasil, para a Europa e países Lusófonos. Recebeu a medalha de mérito da Câmara Municipal do Porto em 2008  e a condecoração  Ordem da Cruz da Terra Mariana da República da Estónia.Possui uma Licenciatura em Gestão de Empresas Turísticas, pela Universidade Lusófona, no Porto.



Nuno Lameiras

Administrador, Bragalux

Nuno Lameiras detém um MBA pela EGP - Escola de Gestão do Porto (Porto Business School). É Licenciado em Economia pela Universidade Portucalense. Integra o Conselho de Administração de várias empresas de um grupo com 1.000 trabalhadores e 125 milhões de euros de volume de negócios. Com mais de 30 anos de experiência nos sectores da Electricidade, Telecomunicações e Gás, o grupo desenvolve actividades Industriais, Comerciais e de Engenharia nos mercados Ibérico, de África e do Médio-Oriente. É Administrador da Bragalux, Posterede, Potauco e Rodel, dedica especialmente a sua actividade às áreas dos Recursos Humanos, Sistemas de Informação, Controlo de Gestão e Comunicação. É Membro da Comissão responsável pela criação da marca FEGIME, federação europeia de grossistas independentes de material eléctrico, Desempenha várias actividades lectivas e de comunicação dedicadas aos temas da Gestão e Ética Empresarial.


Ricardo Magalhães

COO e Fundador, MeninaDesign

Ricardo Magalhães é sócio fundador do Grupo Menina Design, grupo empresarial português. Boca do Lobo, Delightfull, Portugal Brands são três dos principais negócios que impulsionam o grupo. É consultor nos sectores do mobiliário e iluminação, nas áreas de estratégia e gestão de projectos, que visam capacitar e promover a indústria portuguesa e sua internacionalização.