Prémios PME 2012 - Lisboa
 



Adélio Oliveira


Director-Geral, Grupo Itron Portugal

Adélio Oliveira é licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela FEUP, com Especialização em Sistemas de Controlo de Potência. Possui também um MBA Executivo - Escola de Gestão do Porto. Iniciou a sua carreira profissional na área do desenvolvimento de Sotware e Hardware na Microprocessador, Sistemas Digitais e mais tarde da Reguladora.  Foi Gestor de Manutenção, Melhoria Contínua e Produção e mais tarde Diretor de Operação do Grupo Schlumberger/Actaris em Portugal. Actualmente, é  Director Geral  do Grupo Itron Portugal.  É também Administrador não Executivo do Instituto Electrotécnico Português, em  representação na ANIMEE.

 
 
 


António Sampaio Teixeira

Director Executivo, Inova-RIA - rede de Inovação em Aveiro

É Licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra e Mestre em Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação pela Universidade de Aveiro, é um profissional na área da gestão da Inovação e tecnologia. Em 2000 criou uma empresa startup na área do comércio electrónico para os mercados internacionais que lhe transmitiu experiência empresarial. Em 2001 foi seleccionado pela Reitoria da Universidade do Porto (UP) para criar o Gabinete de Apoio à Propriedade Intelectual. Foi responsável pela gestão da propriedade intelectual da Universidade do Porto e pela criação da estrutura UPIN - Universidade do Porto Inovação. Foi Assessor do Conselho de Administração da Agência de Inovação, SA. Foi responsável pela criação de mais de uma centena de núcleos de I&D nas empresas portuguesas, foi Director Geral do Biocant – Centro de Inovação em Biotecnologia no primeiro parque de biotecnologia do país. Em Outubro de 2010 foi convidado por algumas empresas de Aveiro para Diretor Executivo da Inova-Ria - rede de inovação das empresas de Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) da região de Aveiro.



Bruno Carvalho
 
Co-Founder and CEO, Active Space Technologies

Bruno Carvalho is a graduate in Computer Engineering by the Universidade Nova de Lisboa, and Master in the same area by Universidade Live de Bruxelas and also a graduate in Entrepreneurship from the University Leiden in Netherlands, and Space Studies, by the International Space University. Bruno Carvalho attended also courses in entrepreneurship at Harvard Business School and Católica Lisbon Business School.
 
Bruno Carvalho is co-founder and CEO of Active Space Technologies, a spin-off from European Space Agency (ESA) that operates in the space market, aviation and nuclear power and won the award for Young Entrepreneur of the Year by the National Association of Young Entrepreneurs (ANJE). He was also awarded the Young Professional Entrepreneurship Prize by the International Astronautical Federation, and with a Ruban d'Honneur among the nominees for Entrepreneur of the Year by the European Business Award.




Diogo Pires
 
Administrador, DDL

Diogo Pires é Licenciado e Mestre em Conservação e Restauro, na Escola Superior de
Tecnologias do Instituto Politécnico de Tomar.
A experiencia profissional na área de conservação e restauro sobre património integrado
iniciou-se em 2006 sedo a ultima obra 2011. Em 2011 iniciou-se a colaboração, como bolseiro de investigação do Departamento de
Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, no Projecto de Valorização Empresarial do Azulejo
Tradicional de Ovar. Ainda no mesmo, entrei como investigador para a unidade de
investigação GEOBIOTEC, da Universidade de Aveiro.




Borges Gouveia
 
Professor do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial, Universidade de Aveiro

Professor Catedrático do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro, desde 1 de Outubro de 2001. Foi Director do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro. É Membro do Conselho Científico da Universidade de Aveiro e Administrador não Executivo do Conselho de Administração da GALP SGPS, SA. Foi Coordenador da Unidade de Investigação – Governança, Competitividade e Políticas Públicas – GOVCOPP do Instituto de Investigação da Universidade de Aveiro e Presidente do Conselho de Administração da Energaia, Agência Municipal de Energia de Vila Nova de Gaia.
 



Miguel Nunes 

Marketing Director, Grup AMOP

Miguel Nunes possui um bacharelato em Relações Internacionais pela Universidade do Porto. Tem 15 anos de experiência profissional na área industrial de materiais de construção, Planeamento do marketing técnico e comercial, Assessoria na internacionalização, Consultoria de pré-venda, Mercados de prescritores, construtores, armazenistas, grandes superfícies. Possui um vasto conhecimento e experiência alargada de diferentes tecnologias, serviços, abordagens e modelos de negócio, Coordenação de equipas multidisciplinares. AMOP é a marca industrial portuguesa de equipamento urbano e privado, pavimentos e revestimentos, mais reconhecida pelo seu elevado “Know-How” e Design Industrial Internacional.O Grupo Amop, propõe um conceito global para a arquitectura e paisagismo, baseado nas sinergias industriais e criativas, desde o mobiliário urbano e privado até aos revestimentos e pavimentos, através das suas marcas “Urban by Amop”, “Private by Amop”, “Mono K by Mundilaj” e “Pavings by Alcupel”. Conta 39 anos de história, em estreita colaboração com designers e arquitectos de excelência e pretende reforçar a presença internacional nos cinco continentes, Europa, América, África, Ásia e Oceânia.